Figas no Jornal de Notícias

Figas no Jornal de Notícias
Aquando da entrevista ao JN nos seus 120 anos.

Poder

Pensamento do Conde:
O poder não reside em quem pensa que manda mas sim em quem desobedece.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Não a políticos do meu isto e do meu aquilo

Não a políticos do meu isto, do meu aquilo

 “O bom senso imperou! A Metro do Porto já está a limpar os jardins do canal envolvente à linha F, uma intervenção que durará vários dias!

A nova administração da Metro foi sensível à exposição que a Junta de Freguesia de Rio Tinto fez no dia 24 do mês passado. Obrigado!

Claro que agora há muito trabalho pela frente para que a relva volte a nascer e aqueles espaços voltem a ser um jardim.

Sei também que já houve contactos entre a Metro e a Câmara de Gondomar para protocolar a gestão dos espaços!

Ainda bem, mas havia necessidade de ser ter chegado a este ponto? Um ano!!!



Foi preciso muito barulho... Centenas de páginas, reclamações, enfim... Sei que sou catalogado em muitas instituições como "o mau da fita", mas é minha obrigação defender os Riotintenses e a minha Cidade!”



Este texto foi copiado do face book, de autoria do cidadão Marco Martins, que preside à Junta de Freguesia de Rio-Tinto, Concelho de Gondomar.



Invocando a liberdade de expressar a minha opinião digo o seguinte.

1º Sabe-se, pelo menos nos círculos políticos gondomarenses, que Rio-Tinto aspira a ser Concelho e que Marco Martins, presidente da Junta, apoia ou apoiou essa pretensão! Queria um Concelho para ele, penso eu.



2ºSabe-se que na política, feita por homens, existe sempre uma componente emocional muito forte, muitas das vezes ultrapassando a racionalidade, por isso é que acontece fazer-se os maiores disparates!



3º Se repararmos no texto, acima copiado, vê-se que a expressão “minha cidade” (sem comas) é utilizada por Marco Martins. Ora, isto encaixa perfeitamente no super- ego de alguns, dito políticos, que se assenhoreiam do que é de todos. Por que não disse a nossa cidade?! Reconheço que não é só ele, pois não faltam políticos, que são eleitos para resolverem os problemas dos outros, mas depois resolvem os seus ou da sua cidade!



4ºClaro que ao dizer que defende a sua cidade pensa que projeta um elevado nível de afetividade à terra que o viu nascer e com isso captar a simpatia de eventuais eleitores, tanto para uma eventual candidatura à Junta ou à Câmara. Era aqui que eu queria chegar. Como será possível encarar a hipótese de ser candidato à Câmara de Gondomar se à partida andou ou ainda anda a pugnar por Rio-Tinto a Concelho? Será que depois dirá o meu Concelho de Gondomar? Alguma vez o disse? Alguém vai acreditar? Acho que realmente tem qualidades para defender a “sua freguesia”, mas nunca um Concelho, porque lhe falta o sentido de unidade territorial! Também, muito engraçado é quando se diz catalogado o "mau da fita", mas não colocou comas na expressão minha cidade. Puxa vida,Rio-Tinto é mesmo dele!



5º Por fim, eu sou natural de S. Cosme, mas acima de sãocosmense sou Gondomarense, e desejo que a Freguesia de Rio-Tinto (que “também é minha”) progrida como todas as outras freguesias do Concelho de Gondomar!



Acabemos com o meu isto e o meu aquilo; a minha esta a minha aquela, e use-se e abuse-se, do o nosso isto e a nossa aquilo, que mostra mais o sentido do coletivo e não do individual! Com esta minha opinião não quis nem quero ofender a pessoa do cidadão Marco Martins, mas sim mostrar-lhe a minha não concordância.

Silvino Taveira Machado Figueiredo

Gondomar

Sem comentários: