Figas no Jornal de Notícias

Figas no Jornal de Notícias
Aquando da entrevista ao JN nos seus 120 anos.

Poder

Pensamento do Conde:
O poder não reside em quem pensa que manda mas sim em quem desobedece.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

DA MEMÓRIA DO QUE SOMOS

DA MEMÓRIA DO QUE SOMOS
Fui menino,
dez reis de gente!
Devagar, devagarinho,
fui crescendo,
com leitinho do presente,
e,
cada passo dado
me preparou para o futuro
e foi fazendo meu passado!

Fortaleci minhas raízes,
engrossei meu tronco, dei frutos,
tornei outros felizes!

Da memória do que sou
conservo algo que tenho sido,
e a qualquer lado que vou,
levo o passado comigo!
levo o homem menino,
levo o homem criança,
levo o timorato,
levo o forte e o fraco,
levo o inocente e o esperto
levo a esperança
e sinto-me duna e grão d’areia no deserto!

Espanto-me com o tudo fora de mim!
sinto-me rajada de tempestade,
raio de claridade,
sinto-me em silêncio ou em toque de clarim!

Sinto-me de alguém glória,
mas não perguntem da memória,
ainda não me entendo,
só vós,
que me vêdes,
que me lêdes
é que tentais perceber o que vou sendo!

Eu ainda estou no presente,
o futuro ainda me espera,
até que chegue, finalmente, o:
“Figas já não é...
já era!”
Talvez aqui comece a história
da minha memória.
----------------xxxxxxxxxxxxxxxxx----------------------
Autor: Figas de Saint Pierre de Lá-Buraque
(Silvino Taveira Machado Figueiredo)
Gondomar-PORTUGAL 25/03/2008

Sem comentários: