Figas no Jornal de Notícias

Figas no Jornal de Notícias
Aquando da entrevista ao JN nos seus 120 anos.

Poder

Pensamento do Conde:
O poder não reside em quem pensa que manda mas sim em quem desobedece.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Redução de freguesias em Gondomar

Normalmente, só com a ajuda de estrangeiros é que conseguimos sobreviver, seja com ingleses em Aljubarrota contra espanhóis ou contra Napoleão, ou seja agora com a Troika, que, uma vez que lhe estendemos a mão para obter empréstimos, impõem condições leoninas. Já aquando da guerra ultramarina, quando as potências coloniais; Bélgica, Inglaterra e Alemanha tinham dado a independência às antigas províncias ou protetorados, nós invocámos o “orgulhosamente sós” e aconteceu o que se sabe.

Tudo isto denota a forte tendência conservadora do povo português, tanto mais acervado por políticos espertos, que se dizem dele representantes, mas que denotam mais defenderem os seus interesses políticos pessoais. É dentro desta filosofia que pura e simplesmente dizem não a qualquer redução do número de Freguesias em Portugal, cuja última reforma remonta ao século XIX!


Como é possível, num concelho, que tem 89 freguesias; Barcelos, os seus representantes, acharem que não pode haver nem menos uma sequer!?

Que políticos estes sabendo que a reforma é para avançar querem a manutenção do passado e não caminhar para o futuro?

Gondomar também afina pelo mesmo diapasão de ficar tudo como está, nem menos uma freguesia! Fenomenal é não ter havido sequer uma abstenção! Na Assembleia Municipal ninguém ousou discordar do Major!

Tiveram a oportunidade de informar o Governo da sua perspetiva de freguesias agregadas, mas não, preferem que sejam os de fora; Governo ou Troika a impor!

Pessoalmente, acho que a região da área metropolitana do Porto só devia ter uma Câmara .

Sendo assim, porque ganhariam vantagens na sua dimensão territorial, na sua influência política, numa melhor gestão de recursos e de gestão territorial, há muito que acho que o número de freguesias devia ser substancialmente reduzidas, (enquanto não extintas) porque os pressupostos da sua aparição e manutenção estão ultrapassados, seja por desenvolvimento tecnológico informativo ou da mobilidade da sociedade. Não vejo qualquer problema, nesta fase, Gondomar reformular o seu território em quatro freguesias.

Como proposta de trabalho sugiro que S. Pedro, Sousa e Jovim formem uma unidade administrativa, Rio-Tinto, Baguim e Fânzeres outra, S. Cosme e Valbom outra, por fim, as três atuais freguesias do alto concelho; Melres, Medas e Covelo formariam uma só.

A freguesia da Lomba ficaria integrada num concelho da margem sul do Rio Douro!

Esta é a opinião dum cidadão, que não é fanático de nada, nem de religião, nem de futebol, nem de bairrismos saloios. Há que ser pragmático, a favor do bem-estar de todos sem olhar a privilégios de alguns!

Silvino Taveira Machado Figueiredo

Gondomar

Sem comentários: