Figas no Jornal de Notícias

Figas no Jornal de Notícias
Aquando da entrevista ao JN nos seus 120 anos.

Poder

Pensamento do Conde:
O poder não reside em quem pensa que manda mas sim em quem desobedece.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Não ligam puto ao povo!

NÃO LIGAM PUTO AO POVO!


Costuma dizer-se que os exemplos devem vir de cima; dos quem nos governa, porém, os de baixo também não podem exigir muito, olhando aos exemplos que dão, ficando ao mesmo nível dos que deviam respeitar a vontade do Povo, mas não o fazem, neste caso a vontade do povo de Milheirós de Poiares, Concelho da Vila da fFira, que, sendo consultado em referendo, por maioria de 81% de votos, manifestou a sua vontade de ser agregado ao Concelho de S. João da Madeira. Tal pretensão, levada à Assembleia Municipal de Vila da Feira, foi rejeitada, com o argumento de que, embora respeitando a vontade do Povo de Milheirós de Poiares recusou concretizá-la, alegando que tem de defender a unidade do Concelho da Vila da Feira e que também seria necessário ser feito um referendo aos feirenses! Ora, tudo isto é um exemplo sofístico para se discutir, discutir, discutir, mas nunca se avançar. Veja-se também o caso do Concelho de Barcelos, que tem o maior número de freguesias em Portugal; 89! Pois, maginem, quando Portugal, querendo caminhar para a modernidade, os representantes do povo barcelense, em Assembleia municipal, votaram pela manutenção das 89 freguesias! Inacreditável! Nem ao menos uma, uma que fosse a menos! Deixam tudo para ser resolvido por Lisboa, depois queixam-se! Neste caso, os representantes dos barcelenses decidiram que querem tudo na mesma, mas já se sabe que tal não vai acontecer. O Governo não lhes vai ligar puto. Se Mouzinho da Silveira, que reduziu, no século XIX, os então perto de 800 concelhos para menos de metade, se cá viesse fazia o que vai fazer o Governo; reduzir concelhos e freguesias. No caso de Milheirós de Poiares, se não era para executar a vontade do povo, então para quê fazer o referendo?! Depois admiram-se que o Governo também faz orelhas moucas quando o povo diz para não aumentar impostos ou mudar de políticas, porque não foi o povo que se endividou, mas sim quem o representa e que abusivamente pôs-lhe pesado jugo de impostos para pagar os desvarios da governação!

Para terminar, e olhando o exemplo de Gondomar, que também votou, por unanimidade,(nem sequer uma abstenção) a manutenção das suas doze freguesias, logo se percebe da incapacidade de mudanças, deixando os representante do poder menor tudo para ser decidido pelo poder maior, julgando que ficam bem na fotografia, podendo sempre dizer: -“A gente não queria, mas o Governo mandou, porque a Troika ordenou”.

Depois, o Governo vai cortar a direito. O povo dormirá umas noites, relaxa e depois acorda noutro quarto, noutra casa ou noutra freguesia, mas, espera-se que ainda português….embora pobre, mas que não seja também de juízo. Enfim, é o que temos e o que somos! Não podemos exigir muito aos de cima, porque emanam dos alicerces que estão por baixo, com os mesmos defeitos e virtudes! Por fim, a minha opinião é que não podemos, no século XXI, ter uma estrutura administrativa do século XIX.

Autor: Silvino Taveira Machado Figueiredo

Gondomar

Sem comentários: