Figas no Jornal de Notícias

Figas no Jornal de Notícias
Aquando da entrevista ao JN nos seus 120 anos.

Poder

Pensamento do Conde:
O poder não reside em quem pensa que manda mas sim em quem desobedece.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Petição a Sua Alteza Real D. Duarte Pio de Bragança.


Neste placa D. Miguel já desapareceu!



Nesta vai pelo mesmo caminho!

PETIÇÃO A SUA ALTEZA REAL D. DUARTE PIO DE BRAGANÇA
Humildemente, como descendente dos Vilhenas, do ramo do Grão Mestre da Ordem de Malta, embora não me assuma monárquico, venho junto de Sua Alteza Real solicitar que tenha um gesto de magnânimidade e ajude a preservar o luzimento do nome do vosso antecessor D. Miguel, que reina em Gondomar! Talvez, devido à vossa reconhecida modéstia ainda não tenhais reparado que nesta terra tendes vastos domínios em arruamentos com o nome do vosso antecessor! Ele é Estrada de D.Miguel, ( um dos maiores do Concelho, senão o maior) ele é a Praceta D.Miguel, a Travessa D. Miguel, a Rampa D.Miguel, o Caminho D. Miguel e...até Gaveto!D. Miguel!

Acontece que, embora eu tenha pugnado até aqui, como republicano, o banimento dum nome, que no seu cego absolutismo monárquico, enquanto Rei, mandou fechar o Parlamento e permitiu prender e enforcar, no Porto, mais de duas dezenas de liberais, e ainda insatisfeito permitiu que fossem decapitados, D. Miguel reina em Gondomar!
Até hoje nada consegui, apesar de já ter levantado a questão na imprensa nacional e regional, mesmo com apoio de gradas figuras democráticas ainda não foi possível eliminar as placas, que marcam a honra de Gondomar em honrar o antecessor de Vossa Alteza!

Embora não concorde com a predominância do nome de D. Miguel nos arruamentos de Gondomar, o que muito vos deve alegrar, acho que, enquanto existir tal honra, as placas toponímicas com seu nome devem luzir, o que não acontece, a ver pelos exemplos que envio, mas que, há anos ninguém quer reparar! Atendendo à crise, atendendo que a Câmara de Gondomar é das mais endividadas do País, as perspectivas da substituição das placas, em mau estado, com o nome de
D. Miguel são reduzidas.

Assim, rogo a Sua Alteza que não deixeis afrontar a vossa ascendênca e ajudai Gondomar oferecendo novas placas. Depois, podeis vir, montado no vosso cavalo real e passear pelos vossos domínios gondomarenses. Já que a República se porta mal, que seja a Monarquia a ajudar D. Miguel a reinar em Gondomar e quem sabe, se aos vossos títulos não seja acrescentado o de Conde de Gondomar?
Esperando um gesto da vossa habitual magnânidade, assina um republicano, pede desculpa da ousadia de em nome da República pedir ajuda à Monarquia!
Sou Atenciosamente
Silvino Taveira Machado Figueiredo
Gondomar

Sem comentários: