Figas no Jornal de Notícias

Figas no Jornal de Notícias
Aquando da entrevista ao JN nos seus 120 anos.

Poder

Pensamento do Conde:
O poder não reside em quem pensa que manda mas sim em quem desobedece.

sábado, 12 de março de 2011

Para mais tarde recordar





Para mais tarde recordar

Por vezes repetidas há quem, não se identificando, diz mentiras sobre factos que desconhece! Por que será? De qualquer modo, aparte o direito de não concordar com o que vê ou ouve, não é ético deturpar factos! É feio, muito feio e desclassifica o autor. No Portal de Gondomar, há quem afirme que eu nada fiz no Clube Gondomarense e que o deixei sem rumo, à deriva e quase a fechar!
Ora, tal não é verdade, pois após ter sido Presidente da Assembleia Geral em 2000/2001, Presidente de Direcção em 20002/2004, antes de sair, por motivos de saúde, tive o cuidado de arranjar nova Assembleia Geral e Direcção para o biénio 2005/2006, presidida pelo Sr Hernâni Neves.

Conclusão: não deixei o Clube à deriva, sem órgãos sociais. Aliás, logo que o anterior Presidente me convidou para Presidente da Assembleia Geral, preocupei-me em dotar o Clube com “bons recursos humanos” que ocorressem a algumas anomalias no futura. Assim, convidei para sócios, que aceitaram, pessoas como as que desde a fundação do Clube representavam a nata da sociedade Gondomarense, a saber: Presidente da Câmara de Gondomar; Major, Valentim Loureiro. Pelouro do Desporto e Cultura; Dr. Fernando Paulo, Associação Comercial e Industrial de Gondomar; Senhor Graciano Martinho, Presidente da Junta de Freguesia de Gondomar; Drº António Macedo, entre outros, perfazendo 32 novos associados só minha conta. Se cada associado metesse um associado!...

Quanto à minha acção no Clube Gondomarense;
-O MAIS ANTIGO DO CONCELHO.-
tentei dar-lhe um novo impulso, de acordo com o seu brilhante historial cultural e recreativo, através dos eventos:

Encontro de Associaçôes mais antigas do Concelho,
Encontro de Imigrantes no Clube,
Quatro, Torneios de Bilhar entre Associações, (pena que não tivessem dado seguimento)
Torneios de Damas, de Xadrês,
Conferências, (com Drª Manuela Aguiar e Helder Pacheco e outros)
Desfile Carros Antigos, (Clube de Aveiro)
Exposição de Estátuas Vivas,
Concurso de Fotografias sobre Gondomar Antigo
Concurso de Fotografia sobre as festas do Rosário,
Sessões de Poesia nas Quintas-Poéticas,
Concurso Nacional de Declamadores,
eventos estes promovidos pela Comissão Desportiva Cultural, por mim promovida para o efeito.

Claro que nada disto não teria sido feito se não tivesse tido a sorte de estar rodeado de bons associados que integraram a Mesa da Assembleia, Direcção e a Comissão Desportiva Cultural.

De salientar o excelente apoio dada pela Câmara de Gondomar através do seu Pelouro da Cultura, na pessoa do Dr. Fernando Paulo, cujo primeiro passo, numa primeira reunião comigo enquanto Presidente da Assembleia e o Presidente da Direção logo disponibilizou 800 contos para restauração da valiosa Biblioteca do Clube.
Outros subsídios se seguirem, que muito contribuiram para a realização dos eventos acima mencionados, não esquecendo o Governo Civil do Porto e o apoio da Federação das Colectividades de Gondomar, De tudo isto ressalta que, não sendo eu da mesma cor política, desde sempre recebi, respeitei e agradeci a presença no Club dos representantes da Câmara e doutras Entidades

(embora o Major, não tivesse a coragem de ter lá ido enquanto eu lá estive, mas depois já com a Direcção do Graciano Martinho e do Larentino Ramos), foi ele, foi o Vice e o Drº Fernando Paulo! Ena tantos!)

e toda a ajuda obtida, mas, claro, isso não evitava que, um vez fora das portas do Clube, eu não continuasse e continuo a ser crítico das (quanto a mim) políticas erradas, além de verberar o não comportamento ético no desempenho das funções políticas que são para servir o Povo e não o contrário, levando à vergonhosa situação de termos um Presidente de Câmara são factos) condenado, à frente da Câmara. A maioria pode achar bem, eu não.

A carta que recebi após ter informado o Dr Fernando Paulo da minha saída do Clube e pedindo a continuação da melhor ajuda possível para a nova Direcção, na primeira leitura causou-me surpresa, mas logo a seguir reconheci a idoneidade intelectual do Dr. Fernando Paulo, (merecia er melhor Presidente) que, como eu, não confunde divergências políticas, deixando-as interferir no reconhecimento de acções que valorizam qualquer Associação e, por arrastamento, o Concelho.

O que fiz no Clube Gondomarense foi na sequência de quando entrei ao serviço nos TAP, onde passado pouco tempo já estava a organizar, entre os trabalhadoes, convívios turísticos,e foram muitos pelo país. Mais tarde,pela minha accção, fui nomeado o melhor seccionista do Club Tap-Air-Portugal. Na TAP, fui várias vezes, Coordenador da Sub-Comissão de Trabalhores no Norte, na altura com 500 trabalhadores. Simultaneamete, tendo as minhas filhas na ESG, a convite do Dr. Nuno Ferreira, formei a APESG, de que fui primeiro Presidente, e pelo trabalho desenvolvido na APESG transitei para a Associação Regional de Pias do Norte, onde tive o cargo de promotor na criação de Associções de Pais nas escolas, isto em meados dos anos 80, culminado na integração da Mesa da Assembleia Geral da CONFAP, no tempo presidida por Maria João Boléo, sendo na altura Roberto Carneiro o ministro da educação!
A única coisa que me deixou pena de não ter conseguido foi, após ter pedido e obtido apoio da Junta de Freguesia de S. Cosme, não ter conseguido que à aquele pequeno espaço fronteiro ao Clube não lhe fosse dado o nome de Praceta do Clube Gondomarense. Outras Colectividades, mais novas, tem um arruamento com seu nome, mas o Clube, com os seus 102 anos ainda não. Por que será? Onde está a sensibilidade intectual de quem nos governa?
C´os diabos! Eu até já não sou o Presidente nem dar aquele spaço ao Clube Gondomarense tem assim grandes custos!

Em anexo a carta que envei à Câmara e a que recebi, mas ainda não encaixilhada.mas fica aqui, para aqueles que que fala de mim e do que fiz saber mais um pouco, mas não tudo!

Sem comentários: