Figas no Jornal de Notícias

Figas no Jornal de Notícias
Aquando da entrevista ao JN nos seus 120 anos.

Poder

Pensamento do Conde:
O poder não reside em quem pensa que manda mas sim em quem desobedece.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Desculpas políticas foleiras gondomarenses!


Então este espaço não pode ser Praceta?

E aqui pode? Que grande o espaço!



Esta, onde vive gente de bem, vejam o brilho que tem!

Pois é! Está em S. Cosme, não em São Pedro da Cova!



Mas já esteve assim! É como o Valentim. Agora está pior!



A travessa de D. Miguel, à face da estrada 209 está neste estado!

Acham bem ou não têm olhos na cara?

Silvino Figueiredo

Desculpas políticas foleiras gondomarenses!

Não digo, como o Lello disse, que temos um Presidente foleiro, mas que há políticos que dão desculpas foleiras, lá isso há!

Vejamos. Há dias, fiquei a saber que a uma parte da Via da Conduta foi dado o nome de Dr. Mário Soares, salvo erro por proposta da Junta de Freguesia de Rio-Tinto.

Por mim tudo, bem, visto que é um dos nossos mais prestigiados políticos e o responsável por ter metido Portugal na Comunidade Europeia e dela termos beneficiado de fundos, a fundo perdido, para o nosso desevolvimento, apesar de muitos, terem “sacado”, à tripa fôrra, das massas europeias, que entravam aos milhões, diariamente!

Serve isto para exemplificar que não houve qualquer problema em alterar o nome dum arruamento, já existente e com muitos moradores!

Ora, eu enquanto Presidente do Clube Gondomarense, em 2002, visto que o Clube faria 100 anos em 2008, propus aos meus colegas de Direcção, que aprovaram, que encetássemos diligências para que o largo fronteiriço ao Clube Gondomarense fosse cdenominado Paraceta Culbe Gondomarense.

Em primeiro lugar, obtivemos o apoio, exarada em acta, (o Clube tem cópia) da Junta e Freguesia de S. Cosme às nossas pretensões, tanto mais que muitas Associações gondomarenses, com 40, 50, 60 anos de existência, têm arruamentos com o seu nome, enquanto que o Clube Gondomarense, o mais antigo do Concelho, com gloriosos pergaminhos culturais, que muito honraram e honram Gondomar, ainda está sem essa justa homenagem.

Como Presidente da Direcção, reuni com Dr. Fernando Paulo, que achou muito justo, só que eu fui remetido para a secção da toponímia, baseada em Rio-Tinto, chefiada, salvo erro, na altura, pelo Eng. Vasconcelos. Nessa conversa, logo vi a má vontade para as nossas pretensões, pois os argumentos eram que aquele espaço era muito pequeno e que além disso era necessário pedir autorização, a meia dúzia de moradoras!

Concluindo:
1º - O espaço pedido para ter o nome de Parceta Clube Gondomarense, era pequeno!
2º-Que isso implicava pedido de autorização dos moradores atingidos pela modificação toponímica!

Ora, em relação ao espaço pequeno, convido os gondomarenses a verem o espaço da Praceta D. Miguel, logo abaixo da Rua Val Chão, debaixo do viaduto da Estrada 209! Digam lá se o espaço em frente ao Clube, por comparação, não tem categoria para ser uma Praceta? Logo o argumento foi foleiro!

Em relação à autorização dos moradores, e são muitos, para mudança de Via da Conduta, se não houve problenas também não haveria com a meia dúzia,
afetados com a mudança para Praceta o Clube Gondomarense. Outro argumento foleiro!

Tenho conhecimento, que a actual Direcção continua a pugnar, e bem, para que seja feita justiça e que se acabe com a foleirice dos argumentos invocados.

Sem comentários: