Figas no Jornal de Notícias

Figas no Jornal de Notícias
Aquando da entrevista ao JN nos seus 120 anos.

Poder

Pensamento do Conde:
O poder não reside em quem pensa que manda mas sim em quem desobedece.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

“Vem or aqui”- Diz-me o FMI, com olhos doces, Estendendo-me maquia, Achando que neste país de poetas Uns milhões seria boa poesia Quando me dizem:”Vem por aqui, Nós somos o FMI. Sócrates olha-os com olhos lassos. Há neles vestígios de bafos de bagaços E cruza os braços E nunca quer o FMI. A sua glória é criar humanidade, Não precisar de ninguém. Porque ele vive com o mesmo à vontade, E sem vintem, Com que nasceu de sua mãe! Não, não vai pelo FMI, Só vai por onde o levam os passos do Passos, E se ao que ele quer (dinheiro) Ninguém responde, Porque lhe repetem vai ao FMI? Prefere escorregar Nos corredores lamacentos de S. Bento, Redemoinhar nas eleições dos intentos, Arrastar seus discursos sangrentos A ir pelo FMI! Se veio ao mundo, Foi só para desflorar os BNP virgens E desenhar seus pés em freeports inexplorados, O mais que dizem não vale nada! Como pois, seremos nós Que lhe daremos machados, ferramentas e coragem Para derrubar seus obstáculos?... Corre nos Passos sangue velho dos avós, E eleama o que é fácil, O Sócrates ama o Longe e a Miragem, Ama os abismos, as torrentes, os deserto... Ide... Tendes auto.estradas., Jardins, canteiros em rotundas. Tendes pátrias, tendes tectos, E tendes regras, e tratados de Roma e de Lisboa, Eu tenho a minha loucura; coisa boa, Mas que ninguém me compreende nem atura. Mas levanto-a como um facho, a arder na noite escura, E sinto raiva como nunca senti quando me falam no FMI,~ E espuma nois lábios quando oiço esses “sábios” Eu e eu é que me guiam, mais ninguém, Trodos tiveram pai, todos tiveram mãe. Mas eu, que nunca principio nem acabo, Nasci do amor entre o Governador e o governado! Ah, que ninguém, me dê piedosas intenções, Ninguém me obrigue a ir ao FMI pedir milhões, Ninguém me diga “vai ao FMI”. A minha vida é uma onda que alevantou, É um átomo a mais que se animou, Não sei por onde vou Não sei para vou, Mas nem que Passos me empurrem Não vou pelo FMI! .....................xxxxxxxxxxx....................................... Com a minha homenagem ao José Régio (que muito admiro e respeito). Também acho qu ele não iria por ali. Autor desta adaptação: Silvino Taveira Machado FiguiredoGondomar

Sem comentários: