Figas no Jornal de Notícias

Figas no Jornal de Notícias
Aquando da entrevista ao JN nos seus 120 anos.

Poder

Pensamento do Conde:
O poder não reside em quem pensa que manda mas sim em quem desobedece.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Debate sobre redução de freguesias

Debate sobre redução de freguesias


A discussão da Reforma Administrativa do Território Português é dolorosa, porque, como de costume, os políticos tendem a ser conservadores e defensores dos interesses instalados e sem coragem para romperem com o status quo reinante Só assim se compreende o facto de no caso de Gondomar, sabendo de antemão que tem de haver redução de freguesias em Gondomar aprovaram, através dos seus representantes políticos em Assembleia Municipal, realizada em dezembro de 2011, uma moção , por unanimidade, em que dizem que em Gondomar justifica-se as atuais doze freguesias! ( pausa para rir um pouco). …..

Continuando: A Câmara, em vez de promover um debate sério, em que se chegasse mais ou menos a um consenso, com várias alternativas, arranjou mais este berbicacho de agora ficar mal com a imperativa redução de freguesias. Claro, que, como eu já escrevi, penso que eles pensam que ficam bem na fotografia, perante os eus eleitores, com a filosofia do: “Não , nós não queríamos, mas tem que ser” . Deixem-me rir mais um pouco.

Por mim, eu acabava com todas as freguesias, ficando a Câmara como única freguesia subordinada ao único órgão administrativo da área metropolitano do Porto e as atuais sedes de freguesia reduzidas a simples lojas de atendimento aos cidadãos. Nem mais

Mas, enquanto não se atinge essa etapa, como fase intermédia proponho para discussão a seguinte configuração de freguesias em Gondomar:

S. Pedro, Sousa e Jovim; uma freguesia….. com sede em Jovim.

Rio-Tinto e Baguim; uma freguesia…..Com sede em Rio-Tinto

S.Cosme, Valbom e Fânzeres; uma freguesia…… Sede em S. Cosme

Covelo, Medas e Melres, uma freguesia. …Com sede em Medas

A atual freguesia da Lomba seria desanexada do território gondomarense, porque atualmente não fazem sentido os custo da sua administração nem, modernamente, fazem sentido enclaves concelhios.

O proponente: Silvino Taveira Machado Figueiredo

Sem comentários: